quarta-feira, 12 de agosto de 2009



Em primeiro lugar vamos abolir a idéia de que Yogaterapia seja algo para substituir a medicina ou qualquer outra terapia. Isto não é verdade, precisamos da medicina e seus recursos. "Cada macaco no seu galho", até porque precisamos de todos os galhos para fazermos uma árvore inteira. Em segundo lugar também não gosto de classificá-la como terapia alternativa. Alternativo me parece um termo que caiu no pejorativo. Prefiro holística, complementar, pois é um método que visa o todo.
Em terceiro lugar vamos esquecer as promessas mágicas e mirabolantes, tipo "tomou Yoga a dor sumiu". Como qualquer outra técnica exige, persistência, disciplina e mudança de hábitos e padrões que estão gerando problemas.

Yogaterapia é para todos, para todas as idades, para saudáveis e também para doentes, principalmente para todos nós que estamos na busca de nossa própria identidade e valor e também é ótima para relaxar, energizar, tonificar e todos os efeitos conhecidos do Yoga.
Yogaterapia é um método do Yoga que abrange todas as técnicas práticas do Yoga (Hatha Yoga), aliadas aos conceitos filosóficos de outras linhas do Yoga tais como: Jnana Yoga, Karma Yoga, Bhakti Yoga, Tantra Yoga, Mantra Yoga, Raja Yoga, etc.
Para a Yogaterapia não existe uma doença e sim um doente. O princípio básico é que todos os problemas partem do sentimento de estarmos separados de Deus. A solidão, o medo, o egoísmo, o ódio são fatores geradores de stress, de baixa do sistema imunológico, que aliados aos fatores genéticos, comportamentais e sociais, criam campos favoráveis para as doenças.
O corpo é nossa casa, o habitat interno do nosso Ser. Uma casa em ordem, limpa e organizada, gera bem-estar, conforto e harmonia. A maioria de nós, passa a vida inteira dentro desta casa sem conhecê-la e muitas vezes querendo mudar de "casa". Basta ver o número de cirurgias plásticas e intervenções estéticas. Não que seja contra a beleza e a estética, pois são importantes, porém adianta pintar a casa por fora e dentro dela não fazer reforma alguma? Todos que passam pela rua acham a casa maravilhosa, mas lá dentro, no meio da bagunça ou ordem é que vamos morar.
Precisamos cuidar da "casca", mas também do conteúdo. A yogaterapia cuida de dentro e de fora. Nas aulas são utilizadas posturas, seqüências, respirações, meditações e relaxamentos. Durante a prática são acrescentados conscientizações corporais e respiratórias, além da promoção de um encontro com alguém que convivemos 24 horas, mas quase nem lembramos dele: "Nós mesmos!"
Talvez quem melhor definiu o que é Yogaterapia foi Hermógenes, professor pioneiro do método no Brasil. Para ele seis frentes de trabalho são fundamentais para que a atuação do Yoga seja completa:
Somatoterapia - são as posturas e técnicas do Hatha Yoga;
Pranoterapia - são as respirações e domínio da energia;
Estéticoterapia - buscar o equilíbrio e o melhor em todas as atividades;
Éticoterapia - a prática dos Yamas e Nyamas - a ética do Yoga;
Psicoterapia - o trabalho com a mente e auto-conhecimento e
Logoterapia - entregar-se a Deus.
O Yoga, por si só, é terapêutico pois melhora nossa postura física, emocional, ativa hormônios, melhora a circulação, previne doenças, traz auto-conhecimento e principalmente promove a União com o Absoluto e este é o melhor "remédio" que podemos tomar.
Se a prática do Yoga trouxe alguns destes benefícios para você, mesmo sem saber, você está praticando Yogaterapia, ou seja, usufruindo dos benefícios terapêuticos do Yoga.

Márcio Assumpção
Professor de Yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário